Análise do texto: Carvalho, A.A. (2008). Os LMS no Apoio ao Ensino Presencial: dos conteúdos às interacções. Revista Portuguesa de Pedagogia, Ano 42-2, 101-122.
Ana Amélia A. Carvalho
Instituto de Educação e Psicologia
Universidade do Minho
aac@iep.uminho.pt
Os LMS no Apoio ao Ensino Presencial: dos Conteúdos às Interacções
Introdução:
A utilização de LMS (Learning Management Systems) tem vindo a aumentar no ensino presencial, devido às suas potencialidades, ajudando o professor e os alunos no processo de aprendizagem. Facilita o acesso aos conteúdos e permite a interacção entre professor - alunos e entre alunos - alunos, através de meios de comunicação síncrona e assíncrona. Os conteúdos podem ser inseridos a qualquer dia e hora, permitindo assim ao professor centrar-se no processo de ensino-aprendizagem. É dito igualmente que a educação na universidade deve incluir três formas básicas de aprendizagem académica: auto-aprendizagem, tele-aprendizagem e interacção social.
Aportações do LMS ao professor e aos alunos
O LMS garante aos professores e aos alunos um espaço online privado, de acesso aos conteúdos, de interacção e de partilha de dificuldades, de descobertas, de trabalhos individuais e de grupo, sendo assim um novo contexto para aprender. Com esta ferramenta podemos incentivar o trabalho colaborativo.
Acesso aos conteúdos
Inicialmente utilizou-se o LMS como um mero repositório, onde o professor colocava os conteúdos de apoio à unidade curricular, de forma organizada, permitindo assim, rentabilizar o tempo da aula para esclarecer dúvidas ou lançar questões sobre os casos analisados. É igualmente importante referir que, desta forma, os alunos que se encontrem temporariamente impedidos de assistirem às aulas, possam continuar a acompanhá-las. Os conteúdos disponibilizados nas mais variadas formas, podem ser consultados a qualquer hora e local.
Interacção
A aprendizagem colaborativa apresenta várias vantagens, porque mostra como o conhecimento e as competências são usadas em situações reais. O LMS é uma ferramenta muito importante neste contexto devido à utilização da comunicação síncrona e assíncrona, havendo, deste modo, um intercâmbio de conhecimentos e dando, assim uma maior sensação de presença e de maior influência social.
Espaço de partilha
O espaço de partilha pode ser de esclarecimento de dúvidas de forma síncrona e assíncrona, de debate no fórum e de disponibilização de documentos.
Papéis do professor
Refere-se no texto que, o professor deve orientar o aluno no seu processo de aprendizagem proporcionando-lhe actividades que o levem a querer saber, a reflectir e a debater. É assim, um orientador de aprendizagem, devendo apoiar o aluno num percurso nem sempre fácil.
Sendo assim o LMS, ajuda em muito o professor na concretização desta tarefa, pois permite uma maior actividade e intercâmbio na sala de aula, tornando-se a mesma num espaço de partilha de conhecimentos.
Do “Big brother” ao apoio online
O LMS permite ao professor um controle total sobre todas as actividades propostas, podendo o mesmo avisar os alunos dos prazos dos trabalhos, colaborar com eles na realização das várias tarefas e visualizando as actividades realizadas, ou seja, um acompanhamento permanente. A constituição dos grupos obedece a certas regras referidas no texto que convém obedecer para o bom funcionamento dos mesmos.
Reflexão
Levar os alunos a reflectirem sobre o que estão a aprender é uma forma de olharem de outro modo para o conteúdo. A utilização do LMS ajuda em muito na concretização deste objectivo, uma vez não ser possível a comunicação assíncrona nas aulas presenciais. A capacidade de reflectir sobre a aprendizagem é um requisito cada vez mais valorizado. O aluno reflexivo é auto-critico, é aberto a criticas, é receptivo a experimentar diferentes abordagens e é capaz de aprender independentemente. Para esta capacidade contribui a auto-avaliação e a avaliação por pares, o diário, os comentários reflexivos, entre outros, e tudo isto, pode ser realizado com a utilização do LMS.
Debate
O debate online pode ser síncrono ou assíncrono. O debate assíncrono tem a vantagem de os alunos poderem reflectir sobre a questão colocada, podendo dar um contributo mais elaborado e ponderado. O debate síncrono pode ajudar os alunos mais tímidos a participarem nas aulas.
Variedade de recursos e de trabalhos
Dependendo da diversidade dos alunos que um professor tem, a variedade de recursos e dos trabalhos a disponibilizar deve possibilitar que os mesmos se sintam motivados e agradados com a sua realização.
Conclusão
As necessidades da sociedade mudaram e neste contexto o aluno deve ter a capacidade de aprender autonomamente, de pesquisar, de saber trabalhar colaborativamente e de ter capacidade de interacção social.
Para isso, a aprendizagem colaborativa, a aprendizagem baseada em projectos, o processo de ensino-aprendizagem centrado no aluno, conduzindo-o a uma aprendizagem autónoma, de pesquisa e de selecção de informação ajuda o aluno a preparar-se para a sua vida profissional.
Sendo assim, os LMS vêm proporcionar um apoio ao processo de ensino-aprendizagem, ajudando o professor através das suas mais variadas potencialidades, a implementar recursos e tarefas de forma a preparar os seus alunos para a sua vida profissional.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário