sábado, 28 de fevereiro de 2009

PODCAST EM EDUCAÇÃO: UM CONTRIBUTO PARA O ESTADO DA ARTE

Análise do texto: Barca, A., Peralbo, M., Porto, A., Duarte da Silva, B. e Almeida, L. (Eds.) (2007).
Libro de Actas do Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía.
A.Coruña/Universidade da Coruña: Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación.
ISSN: 1138-1663.
PODCAST EM EDUCAÇÃO: UM CONTRIBUTO PARA O ESTADO DA ARTE
Autores do texto: João Batista Bottentuit Junior, Clara Pereira Coutinho
Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho – UMINHO-Braga – Portugal
jbbj@terra.com.br; ccoutinho@iep.uminho.pt

O texto aborda a utilização do PODCAST na Educação. Salienta-se que o podcast surge como uma tecnologia alternativa extremamente potente para ser utilizada ao serviço do processo de ensino e aprendizagem, pois permite ao professor disponibilizar materiais didácticos como aulas, documentários e entrevistas em formato áudio que podem ser ouvidos pelos estudantes a qualquer hora do dia e em qualquer espaço geográfico. É assim uma ferramenta poderosa e de fácil utilização.

Introdução:
Nesta parte é traçada a evolução tecnológica que vivemos, a qual nos permite utilizar dispositivos cada vez mais poderosos. Deste modo, aparece a importância da utilização dos podcast em contexto escolar, relacionada com a escassez de tempo devido ao mundo globalizado. Com esta tecnologia é possível o estudante aceder e descarregar para o seu dispositivo móvel toda a informação disponibilizada, e utilizada quando e onde quiser e ainda interagir com o professor sob a forma de comentários deixados no aplicativo. É antevisto um futuro promissor para este tipo de tecnologia.

O CONCEITO DE WEB 2.0
“A web 2.0 é a mudança para uma Internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência colectiva. (O’Reilly, 2005, online)”.
Salienta-se a importância da mudança, do partilhar de conhecimentos em prol do desenvolvimento, ou seja, utilizar a rede de forma colaborativa. A contribuição de todos é necessária para este processo evolutivo.

O PODCAST
Mas afinal o que é um podcast?
“Entende-se por podcast uma página, site ou local onde os ficheiros áudio estão disponibilizados para carregamento; podcasting é o acto de gravar ou divulgar os ficheiros na web; e por fim designa-se por podcaster o indivíduo que produz, ou seja, o autor que grava e desenvolve os ficheiros no formato áudio.”
Outros autores explicam o termo podcast como sendo a tecnologia como possibilidade de descarregar conteúdos áudio das páginas Web.
Características e modos de utilização
Neste ponto os autores referem o seguinte:
“Em termos de formatação o podcast assemelha-se muito a um blog, pelo que as suas características são praticamente as mesmas:
· Permitem a utilização de textos, imagens, áudio, vídeo e hipertexto;
· É de fácil utilização, sendo actualizável sem a necessidade de grandes conhecimentos informáticos;
· Possui grande variedade e tipos de servidores que o disponibilizam de forma gratuita através da Internet;
· A sua organização também é feita por meio de posts que podem ser produzidos de forma individual ou colectiva;
· Permitem o acesso de forma livre ou mediante registo ao conteúdo publicado;
· Permitem que os utilizadores recebam as actualizações por meio de feeds do RSS (Real Simple Syndication);”
Esta utilização pode ser efectuada de duas formas: em interacção directa através da Internet ou através do descarregamento para dispositivos de reprodução digital de áudio.
Potencial Educativo
No texto é referida a importância da utilização do Podcast em contexto escolar: “A utilização do Podcast em educação pode trazer imensas vantagens para a educação entre as quais podemos destacar:
a) O maior interesse na aprendizagem dos conteúdos devido a uma nova modalidade de ensino introduzida na sala de aula;
b) É um recurso que ajuda nos diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos visto que os mesmos podem escutar inúmeras vezes um mesmo episódio a fim de melhor compreenderem o conteúdo abordado;
c) A possibilidade da aprendizagem tanto dentro como fora da escola;
d) Se os alunos forem estimulados a gravar episódios aprendem muito mais, pois terão maior preocupação em preparar um bom texto e disponibilizar um material correcto e coerente para os colegas;
e) Falar e ouvir constitui uma actividade de aprendizagem muito mais significativa do que o simples acto de ler.”
Este tipo de ferramenta está relacionado com a aprendizagem colaborativa a qual tem vantagens sobre a individualizada.
Criação de um Podcast
A criação de um Podcast é relativamente simples, e não necessita de cuidados especiais, sendo perfeitamente exequível em contexto escolar. Os autores salientam o seguinte: “A gravação pode ser feita de duas formas:
· Directamente no aplicativo, ou seja, no final da gravação o episódio já se encontra online para os utilizadores;
· Através de um dispositivo externo de gravação áudio, porém o ficheiro precisa de ser enviado ao podcast posteriormente para que os utilizadores tenham acesso aos episódios. “
Ferramentas para Gravação e Edição de Episódios de um Podcast
É especificado no texto em estudo, várias categorias de ferramentas que permitem a criação e edição de um podcast.

ESTUDOS REALIZADOS COM PODCASTS
São apresentados três estudos nos quais o podcast foi utilizado em contexto pedagógico. Esses estudos foram:
· Correspondance Scolaire
· Pod escola
· Em Discurso Directo I e II
Assim, “As conclusões deste estudo são optimistas, pois além de motivar os alunos, foi possível colmatar alguns problemas relacionados com o número de computadores por aluno, pois neste tipo de actividade não há necessidade de que a turma toda esteja na Internet em simultâneo, ou seja, enquanto um aluno realiza a tarefa individual de escrever e dar opinião o outro poderá rever os conteúdos curriculares através do podcast.
Nesta experiência criou-se um ambiente diferente da sala de aula tradicional, fazendo com que os alunos se interessassem mais pelos conteúdos e aprendessem de forma fácil em qualquer lugar através dos episódios disponibilizados.”
Considere-se, por isso, muito motivadora a utilização deste tipo de tecnologia.

CONCLUSÃO:
O uso deste tipo de tecnologias é inevitável e estas ferramentas poderosíssimas ajudam muito o professor. Temos de nos adaptar a estes novos contextos. Deste modo: “Num mundo globalizado onde temos cada vez menos tempo para aceder à informação e ao conhecimento, o podcast surge como uma alternativa viável, prática, com custos quase nulos e também uma metodologia de ensino/aprendizagem bastante motivadora, que proporciona que o aluno tenha um papel activo na construção do saber, saindo do padrão de mero consumidor para ser também produtor de informação na web.”

Sem comentários:

Enviar um comentário